Viagens e Lugares
Entre Vinhas e Castelos

Estive em Bordéus há muitos anos, quando fiz uma épica viagem de carro por Espanha e França, com quatro filhos, de idades entre os 17 e os 7 anos. Completamente insano mas também muito divertido.
Já depois de passar Paris, Versailles e Chartres, algumas pequenas cidades e vilas, florestas e estradas a perder de vista, chegámos, no décimo quinto dia de viagem, a Bordéus, à hora de jantar. O cansaço dos míudos e dos adultos não nos permitiu grandes passeios e fomos directamente para o hotel, onde jantámos e quase adormecemos à mesa. Sabíamos que no outro dia teríamos muito que andar pela cidade, e o sono teria que ser reparador e descansado.
Quem nunca visitou esta maravilhosa cidade, aconselho que o faça assim que puder.
Cidade portuária às margens do rio Garonne, no sudoeste da França, é o centro de uma famosa região vinícola que produz algumas das marcas de vinho mais reconhecidas do mundo como, por exemplo, Château Mouton Rothschild e Château Margaux. Esta excelência deve-se às diferenças subtis nos solos da região e às características e relevos do seu terreno. Conhecidos genéricamente como terroir , estes aspectos são discutidos e debatidos apaixonadamente.
Dos 57 distritos vinícolas, talvez os mais conhecidos sejam Saint-Emilion e Médoc e, naturalmente, Margaux.
Os maravilhosos chãteaux da região (mais de 7.000!) que produzem vinho, são também, em grande parte, locais estupendos para visitar, para fazer uma prova de vinhos ou conhecer o processo de produção de grandes marcas. Não deixe de visitar o Château Léoville-Barton, o Chãteau Gazin ou o Château Pichon-Longueville Baron. São verdadeiramente marailhosos.
Embora se produzam muito bons vinhos brancos em Bordéus, os vinhos tintos são os mais famosos. Cabernet Sauvignon e Merlot são as castas mais extensamente cultivadas, pelo seu vigor e tanino, as primeiras, e pela sua suavidade, as segundas.
Os anos de produção muito bons, como o de 1961, podem fazer com que o preço por garrafa atinja os milhares de euros.
Mas Bordéus não é só vinhos e castelos. O Grand Théâtre é uma das salas de espectáculo mais belas do mundo, com a sua arquitectura do séc. XVIII. O CAPC ( Museu de Arte Contemporânea de Bordéus) guarda uma das mais ricas colecções de arte moderna e contemporânea de França. Os chocolates de Mademoiselle de Margaux, chocolataria, criada em 1969, são famosos e fazem as delícias dos míudos e dos adultos. A Fromagerie Deruelle tem dos melhores queijos de França e a sua proprietária é uma especialista que até dá sugestões dos melhores vinhos para degustar com cada tipo de queijo. Depois há toda a atmosfera da cidade, as pequenas lojas e bistros, todos os monumentos históricos que inscreveram Bordéus no Património Mundial da Unesco.